quarta-feira, 18 de agosto de 2010

O que é o preconceito afinal?!

  Preconceito é um conceito que uma pessoa cria de outra pessoa, ou lugar antes de conhece-lá. Manifestado geralmente na forma de uma atitude discriminatória considerados diferentes ou estranhas para algumas pessoas.
  De modo geral, o preconceito é uma generalização superficial, chamada estereótipo. Exemplos: todos os alemães são prepotentes, todos os norte-americanos são arrogantes, todos os ingleses são frios. Observar características comuns a grupos são consideradas preconceituosas quando entrarem para o campo da agressividade ou da discriminação, caso contrário reparar em características sociais, culturais ou mesmo de ordem física por si só não representam preconceito, elas podem estar denotando apenas costumes, modos de determinados grupos ou mesmo a aparência de povos de determinadas regiões, pura e simplesmente como forma ilustrativa ou educativa.
  Observa-se então que, pela superficialidade ou pela estereotipia, o preconceito é um erro. Entretanto, trata-se de um erro que faz parte da sociedade, assim como vários outros.

4 comentários:

  1. Edmundo Monteiro: blog trabalha um assunto bem complexo, mas que deve ser sempre lembrado e discutido. Bom, tá faltando mais postagens sobre o tema.

    ResponderExcluir
  2. *ALE**:Este blog e bem legal pois fala de uma coisa que cada vez tem acontecido mais. e sempre bom lembrar e discutir o assunto.

    ResponderExcluir
  3. é devemos lembrar tbm q isto acontece no mundo dos famosos, mais do que podemos imaginar...
    (*****)

    ResponderExcluir
  4. A ideia inicial é boa, mas com o nome de anti preconceituosos fica um paradoxo porque isso também é preconceito.

    ResponderExcluir